01/02/2016
Com duração de dois anos e meio, o curso terá início no dia 1º de março deste ano. As aulas serão de segunda a sexta feiras, das 18h às 22h25. A carga horária prevê mais de duas mil horas/aulas teóricas e práticas, além de estágio supervisionado em empresas parceiras, com possíveis contratações.
O Curso Técnico de Panificação Integrado ao Ensino Médio na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos) é promovido pela Escola Técnica Profissionalizante de Nível Médio do Sitipan - ETP-SITIPAN/MG.
Ao final do curso - inédito em Minas Gerais - o aluno terá concluído a última etapa da educação básica e estará habilitado profissionalmente para atuar em qualquer estado brasileiro, visto que o diploma, reconhecido pelo MEC, tem validade nacional.
Sitipan é a sigla para o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Panificação, Confeitarias, Massas Alimentícias, Biscoitos, Produtos de Cacau, Balas, Doces, Conservas Alimentícias, Carnes e Derivados, Milho, Trigo, Soja, Mandioca, Torrefação e Moagem de Café, Café Solúvel e Rações Balanceadas de Belo Horizonte e Região/MG.
Áreas de atuação
O objetivo é formar e qualificar trabalhadores para atuarem em estabelecimentos do ramo, tais como padarias, confeitarias, restaurantes, pousadas, hoteis, supermercados, redes de varejo e indústrias do setor. E, ao mesmo tempo, suprir a carência de mão de obra qualificada no mercado, além de contribuir com a melhoria salarial e de vida da classe trabalhadora.
Dentre as competências e saberes a serem desenvolvidos estão: produção de pães, massas, pizzas e salgados, de maneira artesanal e industrial; organização da área de trabalho; matéria prima utilizada nas produções de padaria; manipulação de alimentos; avaliação da qualidade dos alimentos; operação de equipamentos e maquinários; controle de estoque, custos e consumo; embalagem e armazenamento de produtos; preparação de relatórios; trabalho em equipe; saúde e segurança no trabalho etc.
Grade curricular
Nos cinco módulos do curso serão abordados os seguintes conteúdos
•Ensino Médio: Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Matemática, Biologia, Física, Química, Geografia, História, Filosofia, Sociologia, Inglês, Espanhol.
•Formação profissional: Introdução à Panificação, Segurança no Trabalho em Panificação, Administração e Contabilidade em Panificação (EAD), Informática Básica, Empreendedorismo e Cooperativismo (EAD), Legislação Aplicada à Alimentação, Boas Práticas de Fabricação, Nutrição e Dietética, Alimentos para Fins Especiais, Panificação Avançada, Estágio Supervisionado.
Infraestrutura
Supervisionada e mantida pelo SITIPAN, a Escola funciona nas dependências do próprio sindicato. Possui: 480 m² de área construída, salas climatizadas, laboratório de produção alimentícia (para simulações e atividades práticas, com o acompanhamento dos docentes), laboratório de Informática, biblioteca, balcão de atendimento e copa.
Inscrições
As inscrições devem ser feitas pessoalmente no Sitipan. Os documentos necessários são: carteira de identidade ou outro documento legal, certidão de nascimento ou casamento, duas fotos 3 x 4, certificado de reservista (para os homens até 45 anos), comprovante de residência, comprovante de votação da última eleição ou certidão de quitação eleitoral.
Sobre a Escola Técnica Profissional do Sitipan - ETP-SITIPAN/MG
A Escola foi oficialmente inaugurada em junho de 2015. O pedido de credenciamento da ETP-SITIPAN/MG foi aprovado pelo Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE/MG) - Portaria nº 286/2015, de 23 de março de 2015.
A autorização de funcionamento da ETP-SITIPAN/MG, no âmbito da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, se deu pela Portaria n.º 630/2015, publicada em 9 de maio de 2015.
A grade curricular é baseada no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio, do Ministério da Educação e Cultura (MEC), e alia aulas teóricas e práticas, além de estágio supervisionado.
Informações no SITIPAN/MG: (31) 3239-2100.
Fonte: UGT Minas Gerais
UGT - União Geral dos Trabalhadores