26/01/2016
Em seminário que teve início às 9h e terminou ao meio-dia de sexta-feira, 22/01, a União Geral do Trabalhadores (UGT) e as centrais sindicais NCTB, CTB e CUT debateram durante o Fórum Social Mundial o tema Migrações e Trabalho Decente, no Parque da Redenção de Porto Alegre.
Junto aos representantes das centrais, também participou do encontro o deputado Orlando Silva, que representou o presidente da UGT Estadual do Rio Grande do Sul, Paulo Barck. O deputado destacou a preocupação da UGT com a questão do migrante e o total apoio que a central dá ao estrangeiros que migra para o País. Citou o trabalho do Sindicato da Construção Civil de Porto Alegre que faz treinamentos profissionais aos migrantes e encaminhamento ao mercado de trabalho, inclusive com cursos de português, legislação etc., além da formação para a área de construção civil.
Também usaram a palavra os próprios migrantes. O destaque foi o companheiro haitiano Roovens Marc, que trabalha no Sindicato da Construção Civil, que agradeceu publicamente ao trabalho da UGT-RS com os migrantes.
Na parte da tarde, teve início o Fórum Social Temático da População Idosa – Balanços, Desafios e Perspectivas na Luta por um Mundo Possível, que seguiu até domingo, 24/01. Participou da mesa Tadeu Amaral, representando a UGT e o Sindicato dos Idosos.
Foram 6 painéis que discutiram a questão da população idosa, que, de acordo com o IBGE, em 2050 será maior que as crianças e adolescentes de até 15 anos.
Fonte: Mariana Veltri – imprensa da UGT, com a colaboração de Cícero Pereira – Semirgs/UGT
UGT - União Geral dos Trabalhadores