Garis da Região Metropolitana de Curitiba lutam por aumento de salário

22/01/2016

Cerca de 500 trabalhadores da empresa Transresíduos e do grupo Consórcio Urbana, responsáveis pela limpeza pública em São José dos Pinhais, Colombo, Piraquara e Araucária aprovaram a pauta de reivindicações que dará início as negociações da Campanha Salarial 2016. As assembleias aconteceram na primeira quinzena de janeiro, em frente aos postos das empresas em diferentes turnos de trabalho.

O documento com os pedidos dos trabalhadores será enviado para as empresas para o início das negociações. Entre as principais reivindicações dos funcionários estão o aumento de 20% nos salários, 30% nos tíquetes, fornecimento de café da manhã e Participação nos Lucros e Resultados, entre outros pedidos.

Além de definirem a pauta, os trabalhadores escolheram os representantes das comissões que participarão junto com o Sindicato nas rodadas de negociação com as empresas. “Este é o momento de defendermos melhores salários e condições e estamos unidos para buscar essas conquistas”, afirmou Manassés Oliveira, presidente do Siemaco – Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação de Curitiba.

Dia 31 de Janeiro será a vez dos trabalhadores da limpeza pública de Curitiba definirem suas reivindicações em assembleia. As negociações salariais na capital resultam no acordo coletivo que beneficia mais de 2.500 trabalhadores da Cavo Saneamento Urbano.

A data-base para aumento dos trabalhadores da Transresíduos e Consórcio Urbana na Região Metropolitana é 1.º de fevereiro e dos trabalhadores da Cavo, em Curitiba, 1.º de março.

O presidente Manassés explica que os salários e benefícios pagos aos funcionários terceirizados da limpeza pública no Paraná estão entre os mais altos do Brasil. “A limpeza pública é uma atividade que tem que ser cada vez mais valorizada e lutamos para isso”, afirmou o presidente.

Categorizado em: Geral,