22/01/2016
Dirigentes da União Geral dos Trabalhadores no Estado do Paraná (UGT-PARANÁ), participaram nessa quarta-feira (20/1), em Curitiba (PR), da solenidade de posse do novo superintendente Regional do Trabalho e Emprego no Paraná, Márcio Tadeu Vieira Pessatti.
O evento contou com a presença do ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto, além de diversas lideranças sindicais e políticas, dentre elas o superintendente da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social do Paraná, Jorge Leonel e o presidente do Conselho Estadual do Trabalho do Paraná, Paulo Sérgio dos Santos.
Em seu discurso o ministro Rossetto ressaltou que o novo superintendente destaca-se pela liderança, responsabilidade e trajetória. “A ideia de uma gestão participativa é uma decisão estratégica que queremos estimular. Gestão esta que possa trabalhar em rede com todas as estruturas conveniadas e potencializar todos os programas e ações do Ministério do Trabalho e Previdência Social”, explicou o ministro.
O ministro também defendeu a importância da aprendizagem profissional, a inclusão de portadores de deficiência no mercado de trabalho, a igualdade de condições de remuneração e trabalho para os negros e as mulheres e o combate aos acidentes de trabalho no Paraná. “É desafio de todos nós estimularmos um ambiente positivo e crescente para a qualidade das relações de trabalho no Paraná e no país”, concluiu Rossetto.
O presidente da UGT-PARANÁ, Paulo Rossi, falou da necessidade do Ministério do Trabalho resgatar o papel de interlocutor junto aos movimentos sociais. Rossi destacou também o momento econômico pelo qual passa o país, em especial aos mais de 9 milhões de desempregados. “Cabe ao Ministério do Trabalho, às superintendências regionais, promoverem o diálogo com os representantes de trabalhadores e patronais para buscarmos o caminho para o enfrentamento dessa crise, pois caso contrário não teremos outras alternativas.”
Rossi ainda repudiou qualquer tentativa de retirada dos direitos trabalhistas e sociais por parte do governo Dilma. “Os trabalhadores não podem pagar mais essa conta. Chega de penalizar quem produz a riqueza desse país chamado Brasil.”
Márcio Pessatti assumiu a gestão da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/PR) destacando como prioridade a manutenção do diálogo com a sociedade civil. “Nosso propósito é o de manter uma gestão democrática, participativa e transparente, com destaque para o diálogo com todos os atores sociais. Também queremos reforçar as ações, visando construir uma pauta voltada ao combate ao trabalho escravo e ao fortalecimento das relações de gênero e com a juventude”, enfatizou.
O chefe estadual da Fundacentro no Paraná e também dirigente ugetista, companheiro Adir de Souza, aproveitou a oportunidade e entregou ao ministro do trabalho a camiseta alusiva à campanha do “Abril Verde”, que visa conscientizar a população sobre os acidentes no trabalho.
UGT - União Geral dos Trabalhadores