UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Siemaco e UGT na guerra contra a dengue


15/01/2016

Mais de dois mil trabalhadores, entre profissionais da limpeza urbana, agentes da saúde e educacionais reuniram-se durante o lançamento oficial da campanha “Todos Juntos contra a Dengue, Zika e Chikungunya”, lançada oficialmente na manhã dessa quinta-feira (14), no Ginásio do Pacaembu. A partir de então, os 18 mil profissionais da Limpeza Urbana, entre eles ajudantes de serviços diversos, coletores, bueiristas, varredores e motoristas formam uma força-tarefa não só na promoção da saúde como na difusão de informações entre a população.

 

Com a presença do presidente do Siemaco, entidade filiada a União Geral dos Trabalhadores (UGT), Moacyr Pereira e sua diretoria, os secretários municipais da Saúde, Serviços e Esporte, Alexandre Padilha, Simão Pedro e Celso Jatene; o presidente da Amlurb, José Antôno Bacchim e os diretores-presidentes das empresas Ecourbis, Inova, Loga e Soma, respectivamente Nelson Domingues Pinto Junior, Reginaldo Bezerra, Marcelo Batista Gomes e André Meira, a campanha eleva a categoria representada pelo sindicato a agentes ambientais. A ideia é aproveitar o contato direto, e o fato de os profissionais estarem em todas as ruas e comunidades, para promover a conscientização entre a população.

 

Como reforço, os caminhões de coleta rodarão a cidade com a logomarca da campanha, dando ainda mais visibilidade ao problema e sua solução. Afinal, o primeiro trimestre do ano, que combina chuva e calor, é propício à propagação do mosquito adedes adgypti, transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e o Zika Vírus.

 

Iniciativa do Siemaco garantiu a mobilização

 

“Esta é uma das ações mais importantes do Siemaco, pois além de abranger a categoria, visa à saúde da comunidade. Os nossos trabalhadores vão atuar não somente na limpeza da cidade, mas serão os principais atores na promoção da conscientização entre a população, informando como combater o mosquito e consequentemente prevenir as doenças”, discursou Moacyr Pereira.

 

“Esta foi uma ideia do Siemaco. O nosso sindicato aguerrido, que luta pelos direitos dos trabalhadores, mas também um sindicato-cidadão”, fez questão de ressaltar o secretário de serviços Simão Pedro, agradecendo e garantindo todo o apoio. “Vamos realizar um grande mutirão na cidade de São Paulo contra essa doença terrível que é a dengue”.

 

Alexandre Padilha ressaltou que os trabalhadores da Limpeza Urbana fazem muito mais do que varrição e coleta, pois são promotores da saúde e do meio ambiente da cidade de São Paulo. Com a experiência de médico, lembrou que a prevenção é urgente, e muito mais eficaz do que o controle da doença. “Esse danado do mosquito gosta de água limpa e de gente. Ele não vive nos córregos e águas poluídas, mas nas nossas casas. O cabra é resistente, mas eu confio em vocês para vencermos essa batalha, cuidando das nossas casas, famílias e cidade.”

 

Empresas e sindicato unidos em prol da saúde na capital paulista

 

Convidados pelo sindicato, os empresários do segmento da Limpeza Urbana não pensaram duas vezes e aceitaram o desafio. Investiram e prepararam os seus funcionários para trabalhar ao lado do poder público na difusão do conhecimento para o combate aos criadouros da dengue.

 

“Nós abraçamos a iniciativa do Siemaco e pretendemos realizar um trabalho em longo prazo. Primeiro capacitando os nossos trabalhadores para a sua própria proteção e depois para que ele se torne uum multiplicador no ambiente ao seu redor”, justificou o diretor-presidente da Loga, Marcelo Gomes, destacando a capacidade de mobilização dos seus funcionários e demais empresas.

 

Nelson Domingues, da Ecourbis, acredita que a força dos trabalhadores da limpeza urbana alcance todos os domicílios da cidade. É o único serviço que entra em 99% das residências, destacou. “Com a organização do sindicato e a nossa força de trabalho vamos atingir 100% da população”.

 

Trata-se de um investimento mais do que válido, justificou Reginaldo Bezerra, da Inova. “Não tenho dúvida do sucesso dessa campanha, pois os trbalhadores da limpeza urbana são proativos, compraram essa ideia e costumam aderir e participar ativamente de todas as iniciativas. Vai ser muito prazeirosa essa missão”.

 

Andre Meira, da Soma, lembrou que também é papel da mpresa defender a saúde dos seus funcionários e da população da cidade e afirmou que estará sempre aberto para novas iniciativas vindas do Siemaco. “Não podemos nos isentar dessa responsabilidade, por isso aceitamos de imediato a convocação do sindicato. Todos estamos muito orgulhosos dessa campanha”, concluiu

 

 

 

 

 

 


Categorizado em: Geral,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.