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South: todos os ex-trabalhadores estão convocados para dar baixa na carteira e entregar os documentos


13/01/2016

O Sindicato dos Trabalhadores em Telemarketing (Sintratel), entidade filiada a União Geral dos Trabalhadores (UGT), realizou uma manifestação junto com os trabalhadores demitidos da empresa South, que aconteceu na manhã do dia 07 de janeiro, em frente ao Fórum Trabalhista Ruy Barbosa, na capital paulista.

 

Mesmo com o recesso da Justiça, o SINTRATEL conseguiu uma grande vitória ao ser atendido pelo Juiz da 1ª. Vara do Trabalho de São Paulo, que acatou a principal reivindicação dos trabalhadores que pediam a Tutela Antecipada do processo para que o Sindicato pudesse dar baixa nas carteiras de trabalho.

 

A partir de agora, o Sindicato dará baixa nas carteiras de trabalho e, após entrega de documentação, fará a expedição dos alvarás para levantamento do FGTS e recebimento do seguro desemprego.

 

Caso South

A empresa de telemarketing, com sede em Porto Alegre, atendia em São Paulo  empresas como SKY e Banco Santander, mesmo assim no dia 04 de dezembro, próximo do recesso das festas de final de ano, a empresa baixou as portas sem comunicação prévia, não pagando os salários, férias ou cumprindo qualquer obrigação trabalhista com seus funcionários e, para agravar a situação, não dando baixa nas carteiras de trabalho, o que impede essas pessoas de dar entrada no seguro desemprego.

 

“Fomos pegos de surpresa. A empresa estava trabalhando normal, pagava tudo certinho para todos nós, não estava atrasando salários, ou seja, tudo na normalidade. No dia 30 de novembro, que era para a gente receber comissão e 13º, eles pediram um o prazo de uma semana, o que cairia justamente no dia 04 de dezembro. Ok esperamos, mas no dia combinado, fizeram a gente trabalhar até o final do expediente, então chamaram todos e comunicaram o fechamento da empresa,” explicou Márcio Romão – coordenador de operações.

 

O sindicato conseguiu marcar reunião com o Santander.  No encontro será discutida responsabilidade subsidiária do Banco, uma vez que a maior parte dos trabalhadores prejudicados prestavam serviço para o Santander.

 

A legislação determina que o tomador de serviços terceirizados seja responsável pelos pagamentos dos trabalhadores quando o empregador dá calote, como fez a South, que fechou as portas sem rescindir os contratos e pagar os direitos de seus empregados.

 


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