Dólar volta ao patamar de R$ 4 e bolsas caem após teste nuclear da Coreia do Norte

06/01/2016

O dólar abriu em forte alta frente o real nesta quarta-feira, 6, e voltou a ser negociado acima dos R$ 4 logo na abertura do pregão, enquanto as bolsas de valores ao redor do mundo operavam em território negativo. Segundo operadores do mercado, o movimento responde à aversão ao risco no exterior causada pela Coreia do Norte, que testou uma bomba de hidrogênio, o que aparentemente detonou um terremoto na região.

Um operador disse que a subida do dólar à vista até R$ 4,0536 (+1,52%) no balcão após a abertura atraiu exportadores à venda. Por isso, segundo a fonte, o dólar desacelera os ganhos e, às 9h40, era cotado a R$ 4,0313 (+0,96%), após tocar em uma mínima a R$ 4,0311.

A imprensa estatal norte-coreana anunciou que Pyongyang testou com sucesso uma forma mais poderosa de arma nuclear, a bomba de hidrogênio. O governo do Reino Unido já condenou o teste, dizendo que a Coreia do Norte desrespeita resoluções do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas. Segundo Londres, a notícia é uma ameaça à segurança regional e internacional.

Diante disso, as bolsas europeias caíam mais de 1% e os índices futuros de Wall Street acompanhavam a mesma tendência. No Brasil, a expectativa é de abertura em forte queda, seguindo os mercados internacionais. No Brasil, o Ibovespa futuro recuava 1,84%, aos 42.150 pontos.

Fonte: Estadão

Categorizado em: Geral,