Nota Pública CNPL: Insistindo no erro

27/12/2015

O governo federal repete ao fim do ano de 2015,  os mesmos erros crassos cometidos ao final de 2014: anunciar medidas e ações econômicas de amplo impacto no tecido social, profundamente nocivas às classes trabalhadoras, sem ao menos consultar ou estabelecer qualquer tentativa de diálogo com as entidades representativas dos trabalhadores ou da sociedade civil organizada.

Novamente vem a público o Ministro da Fazenda  ecoar que a solução para os desatinos cometidos nas políticas econômicas e trabalhistas do governo passa pelo arrocho fiscal daqueles que pagam imposto direto na fonte e na retirada de direitos laborais arduamente conquistados ao longo de décadas de lutas dos trabalhadores e dos seus sindicatos.

A Confederação Nacional das Profissões Liberais – CNPL, representante única e legal  de 51 categorias profissionais e cerca de 15 milhões de trabalhadores, como o fez em 2014, reafirma nesse momento seu total engajamento com as demais entidades do movimento sindical na condenação veemente dessas práticas anti-trabalhistas  e antissindicais que demonstram o descaso e o pouco apreço com as práticas democráticas e governança, além de representarem a antítese do que foi prometido na campanha de reeleição da presidente Dilma e de seu grupo político.

A CNPL entende que as classe trabalhadoras e o movimento sindical já foram além da cota de sacrifícios que lhes poderiam ser imputadas. Aliás, reafirmamos que continuamos a pagar sozinhos essa conta dos desacertos gerenciais do governo que insiste em gastar mal e perdulariamente o que arrecada, beneficiando tão somente ao setor especulativo, em detrimento daqueles que produzem renda e trabalho para a população brasileira.

Reiteramos nosso compromisso com a com a sociedade brasileira na defesa dos direitos e conquistas dos trabalhadores, na defesa da aposentadoria, na luta contra o trabalho escravo, na implantação do trabalho decente em todos os níveis e na refundação de uma República justa, fraterna e igualitária.

Carlos Alberto Schmitt de Azevedo

Presidente da CNPL - Confederação Nacional das Profissões Liberais