Por um basta nas práticas antissindicais e contra o trabalho escravo, UGT reúne sindicalistas internacionais em sua sede em SP

18/12/2015

UGT e países do leste europeu traçam ações contra exploração de empresas como McDonald’s, Walmart, entre outras multinacionais.

Chegou ao fim nesta quinta-feira, 17/12, a 1ª Conferência de Trabalho Decente e Cooperação Internacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT). Uma realização do Observatório de Trabalho Decente e da Secretaria para Questões de Práticas Antissindicais e Relações do Trabalho da UGT, junto ao projeto Trabalho decente – Vida Decente nacional e internacional. O evento debateu o futuro do Trabalho Decente no Brasil e no mundo, levantando estratégias e boas práticas em Trabalho Decente adotadas nos diferentes países do Projeto

Nos dois de encontro, coordenadores do projeto, junto à diretoria da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Comissão Europeia e Instituto de Altos Estudos da UGT desenvolveram atividades em torno da “Promoção do Trabalho Decente em seu país”; “Trabalho Decente nas Cadeias Produtivas Globais”; “Novas formas de contratação e trabalho”; “Monitoramento do Trabalho Decente” e sobre “O Futuro da Cooperação Internacional na promoção do Trabalho Decente”.

Para o comitê do Observatório Decente da UGT, a conjuntura dos multiplicadores de trabalho decente da Romênia, Lituânia, Áustria, Polônia, Bulgária, e Brasil nesta 1° conferência UGT de Trabalho Decente e Cooperação permitiu aos participantes aprofundar e enriquecer a discussão das estratégias para realizar trabalho decente, tanto nestes países parceiros quanto ao redor do mundo.

“Apesar da conferência ter marcado o encerramento do projeto internacional de 'Trabalho Decente - Vida Decente', a cooperação entre os sindicalistas destes países integrantes vai aumentado cada vez mais. Além de trocar experiências com a promoção e monitoramento de trabalho decente, os participantes discutiram os desafios comuns apresentado pela capitalismo neoliberal, os participantes discutiram a criação oportuna e a utilidade do Observatório do Trabalho Decente”, finaliza Euan Gibb, coodernador do projeto "Multiplicando o Trabalho Decente - Vida Decente" da UGT.

Para acompanhar os próximos passo da equipe, basta acessar: http://observatoriotrabdecente.com.br

Mariana Veltri - imprensa da UGT