14/12/2015
O secretário do Servidor Público da UGT-MG e secretário para Assuntos de Responsabilidade Social da UGT Nacional, Eduardo Sérgio Coelho, representando o segmento dos trabalhadores, participou em Brasília/DF, nos dias 03 e 04 de dezembro de 2015, da 1ª Reunião do Grupo de Trabalho (GT) temático da sociedade civil para assessoramento do Grupo Executivo do Comitê Interministerial de Governo Aberto (GE-CIGA).
A reunião objetivou discutir os detalhes da metodologia para construção do 3º Plano de Ação do Brasil no Governo Aberto - OGP.
Os sete representantes das entidades escolhidas através de eleições em nível de Brasil, para integrar o GT da sociedade civil, tiveram como premissa a discussão acerca dos instrumentos para os processos de consulta visando à elaboração, gestão e monitoramento do 3º Plano de Ação Nacional sobre Governo Aberto.
No primeiro dia de trabalho foi apresentada ao GT a proposta de metodologia para a formulação do 3º Plano, que consistiu em etapas reiteradas de consulta popular embasadas em oficinas de cocriação presididas de forma paritária, e as perspectivas do GE-CIGA com o aporte de assessoramento que o GT representa. Durante o período da tarde, o GT centrou esforços em identificar as melhores abordagens para a construção da metodologia.
No segundo dia de trabalho, que contou com a participação do Relator Independente da Parceria de Governo Aberto (OGP), Fabro Steibel, o GT e o GE-CIGA compartilharam perspectivas acerca do 3º Plano de Ação e discutiram a metodologia que será adotada para a construção do Plano.
Clique nos links a seguir para saber mais sobre o GOVERNO ABERTO – OGP:
O QUE É GOVERNO ABERTO:
http://www.governoaberto.cgu.gov.br/a-ogp/o-que-e-governo-aberto
COMO FUNCIONA:
http://www.governoaberto.cgu.gov.br/a-ogp/como-funciona
O QUE É A INICIATIVA:
http://www.governoaberto.cgu.gov.br/a-ogp/o-que-e-a-iniciativa
Fonte: UGT Minas Gerais
UGT - União Geral dos Trabalhadores