10/12/2015
Com o intuito de chamar a atenção da sociedade para a situação que o país está atravessando, as centrais sindicais, entre elas a União Geral dos Trabalhadores do Rio de Janeiro (UGT-RJ), e entidades dos movimentos sociais reuniram cerca de 15mil pessoas, no Centro do Rio, no último dia 8, no Ato Nacional Unificado pelo Emprego e Redução de Juros.
Além da redução da atual taxa de juros oficial (Selic) de14,25% ao ano, o que, segundo o movimento, inibe a criação e a manutenção de postos de trabalho, o ato reivindicava o reemprego e a retomada da economia.
A manifestação iniciada na Candelária - lugar marcado pelo extermínio, há 22 anos, de dezenas de jovens e adolescentes de rua que dormiam nos arredores da igreja - seguiu pela Av. Rio Branco até a Cinelândia.
De acordo como presidente da União Geral dos Trabalhadores do Rio (UG-RJ), Nilson Duarte Costa, o ato foi considerado pela organização como satisfatório, a medida que conseguiu mobilizar um grande número de lideranças e trabalhadores, despertando a atenção da população e da imprensa para o ato de protesto.
UGT - União Geral dos Trabalhadores