Bancários fecham agência do Itaú em protesto contra demissões imotivadas

08/12/2015

O Sindicato dos Bancários de Goiás realizou nesta terça-feira, 8, Ato público de protesto contra as demissões imotivadas praticadas pelas instituições financeiras. O protesto fechou a Ag. 147/Goiânia, a principal unidade do Itaú na capital, em razão de ser a instituição que mais demitiu empregados nos últimos três meses em Goiânia. O Itaú desencadeou processo de demissão em massa em todo o país e somente em Goiânia nos últimos três meses desligou 36 empregados sem motivação. O Bradesco ocupa a segunda colocação no ranking dos bancos que mais demitiram,dispensando 17 empregados nos últimos dias só em Goiânia.

Essas demissões imotivadas vêm na contramão dos lucros astronômicos auferidos pelas instituições financeiras graças ao trabalho profícuo dos bancários. O Itaú faturou R$ 17,81 bilhões nos primeiros nove meses deste ano, enquanto o Bradesco obteve 17,3 bilhões no mesmo período.

No âmbito econômico a lucratividade das instituições financeiras aumenta enormemente em tempos de crise e os bancos jamais contribuem com as causas sociais do nosso país. Ao contrário, promovem demissões imotivadas e ajudam a estabelecer o caos do desemprego de milhares de

famílias no Brasil.

Ainda no mês de setembro o Sindicato dos Bancários de Goiás realizou protesto em razão da declaração do diretor da área de varejo do Itaú, Marco Benomi, que disse em reunião de acionistas que em três anos o banco fecharia 15% das cerca de 4 mil agências físicas que possui em todo o país.

Afirmou ainda que em 10 anos a instituição reduzirá pela metade as agências chamadas 'tijolo'. O Itaú conta hoje com 90 mil funcionários, dos quais 60 mil em agências, portanto, a estratégia poderia resultar no corte de 30 mil empregos.

O Sindicato dos Bancários de Goiás protesta veementemente contra esse imoral processo de demissões imotivadas e de cobranças de metas abusivas desencadeado pelos bancos, especialmente no Itaú e Bradesco, e exige respeito aos empregados bancários que tanto trabalham para a

construção dos lucros dos patrões.