08/12/2015

Companheiros e Companheiras:

Por diversas razões já informado a todos e todas, a UGT não terá representantes na Cop 21 que está sendo reazliada em Paris, França.

Nada muda ou altera nossa atividade nesta importante ação que envolve os trabalhadores e toda humanidade.

Continuamos discutindo e realizando estudos sobre o tema meio ambiente e a discussão atual sobre mudanças climáticas. Entendemos que a mudança e a variabilidade climáticas produzem efeitos para todas as pessoas indistintamente e são passíveis de alterar os ciclos naturais da Terra. Com isso, as implicações para a vida humana decorrentes das mudanças do clima ocorrem amplamente, incluindo nas relações de trabalho e, diretamente, na própria vida do trabalhador.

Fruto de nossa participação nas Cop´s anteriores e acompanhamento das discussões sobre o tema, o Instituto de Altos Estudos da UGT preparou um documento para que todos e todas tenham a oportunidade de levar o debate para sua base pois isto afeta o trabalhador e o trabalho. Este estudo  pretende identificar os principais efeitos da mudança e variabilidade climáticas no mundo do trabalho de forma a oferecer subsídios para as negociações da União Geral dos Trabalhadores sobre o que está sendo discutido na  na 21ª Conferência das Partes do Acordo do Clima (COP-21), em Paris, França.

Os temas ambientais permeiam e permearão cada vez mais as discussões e políticas trabalhistas e sindicais ao mesmo tempo em que os foros internacionais também precisarão propor medidas concretas no campo do trabalho, uma vez que as atividades laborais não podem ser dissociadas das políticas de sustentabilidade.

No campo da mudança e variabilidade climáticas, parte das atenções da COP-21 estará voltada para o tema do trabalho decente e da transição justa para uma economia de baixo carbono, o que justifica e reforça a importância da participação e a atuação do trabalhadores e trabalhadoras.

Façam bom proveito deste documento pois nunca vida e trabalho estiveram tão ameaçados.

Clique aqui para ler o documento: Trabalho, Mudanças Climáticas e as Conferências do Clima: subsídios para as negociações da UGT na COP-21

Clique aqui para ler o resumo executivo do documento