UGT participa de encontro da Rede Sindical de Comunicadores

17/11/2015

A União Geral dos Trabalhadores (UGT) está participando da reunião da Rede Sindical de Comunicadores (Red SindCom). O evento, organizado pela Confederação Sindical de Trabalhadores das Américas (CSA-TUCA), acontece entre os dias 16 e 17, no Panamá, e reúne representantes de 11 países.

O encontro, de acordo com os organizadores, tem o objetivo de fortalecer as discussões sobre a construção de uma plataforma de comunicação alternativa, que faça o enfrentamento ideológico ao monopólio midiático que aliena a população contra a luta trabalhista, a organização da classe trabalhadora e contra os movimentos sociais e ao mesmo tempo está sendo um intercâmbio de comunicação entre os países da América Latina.

“É preciso fortalecer a comunicação sindical, com o objetivo de fazer o enfrentamento, direto e ofensivo, a comunicação conservadora que tanto ataca e desgasta a imagem e as ações dos movimentos sindicais e sociais,” explica Fábio Ramalho, jornalista da UGT. Nesses primeiro momento foi apresentado um diagnóstico sobre a situação da liberdade de expressão e a democracia da comunicação na América Latina.

Uma oficina de comunicação foi elaborada para aumentar a troca de experiência entre os participantes. “Durante a atividade pudemos perceber que, de maneira geral, os problemas com a comunicação na América Latina são parecidos, já que têm como fatores preponderantes o monopólio, envolvimento direto ou indireto com parlamentares, entre outras situações conhecidas por nós brasileiros,” diz Fabio.

A próxima etapa será a apresentação da experiência de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP Sindicato).

Categorizado em: Geral,