A UGT e a força do trabalhador do setor metalúrgico

16/11/2015

A realização do Seminário Nacional dos Metalúrgicos, entre os dias 12 e 15 últimos, em Angra dos Reis, acontece num momento muito especial para os metalúrgicos da região. Recentemente, eles saíram vitoriosos, com total apoio da União Geral dos Trabalhadores do Rio (UGT-RJ), de um processo eleitoral bastante conturbado que mudou a vida de toda a cidade, inclusive do próprio sindicato.

Trabalhadores de chão de fábrica e inexperientes na atuação do movimento sindical, eles hoje discutem com lideranças e profissionais de renome questões relevantes para o setor da metalurgia.

Para os trabalhadores representados pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Angra dos Reis e para a UGT isto é motivo de grande orgulho. Conforme sinalização do professor Eduardo Gomes, na palestra onde abordou a conjuntura atual e as perspectivas para o setor, a inovação, uma das palavras de ordem da bandeira ugetista, é o que movimenta a economia e propicia mudanças de rumo necessárias para o desenvolvimento.

A UGT nacional, na ocasião representada pelas estaduais Rio de Janeiro e Minas Gerais, e seus respectivos presidentes, Nilson Duarte Costa e Paulo Roberto da Silva (na foto com o presidente do sindicato de Angra, Manoel Salles, ao centro), reconhece o potencial desta categoria. Motivo pelo qual é a maior incentivadora da união dos metalúrgicos de todo o Brasil, que são também produtores de riquezas para o país.

O Seminário Nacional dos Metalúrgicos foi pensado com o intuito de promover o fortalecimento dessa categoria não apenas dentro da nossa central sindical, mas principalmente no cenário político e econômico brasileiro.

Rio e Minas Gerais, juntos, mostraram aos companheiros metalúrgicos que a união é fundamental para a conquista de nossos ideais. Da mesma forma, contribuir para as mudanças estruturais que o Brasil anseia na atualidade.

Nilson Duarte Costa

Presidente UGT-RJ