Filiado da UGT consegue acordo histórico na Justiça do Trabalho em Rondônia

16/11/2015

O Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Alimentação do Estado de Rondônia (SINTRA-INTRA), afiliado da União Geral dos Trabalhadores (UGT) conseguiu, junto à Justiça do Trabalho em Ji-Paraná – RO, um acordo histórico através de audiências na 1ª Vara do Trabalho de Ji-Paraná (RO), na quinta-feira (15/10).  Ao todo foram realizadas 165 audiências foram realizadas em quase 10 horas para garantir a solução dos processos por meio de acordos que somaram R$ 316.986,00.

De acordo com o presidente do SINTRA-INTRA, Marcos Cardoso dos Santos, as rodadas de negociações foram coordenadas pessoalmente pelo juiz do Trabalho Titular da Unidade, Osmar João Barneze, e envolveram o e o Frigorífico Tangará Ltda. A 1ª audiência teve início às 8h40 e última se encerrou às 19h, tendo apenas 40 minutos de intervalo para o almoço.

Os processos trabalhistas, propostos pelos advogados do sindicato, Felipe Wendt, Viviane Jorge de Oliveira Colombo e Eber Coloni Meira da Silva, em sua maioria, postulavam horas extras por tempo dispendido na troca de uniformes e recuperação térmica, além de indenizações por danos morais.

O magistrado explicou que cada audiência durou em média 5 minutos, em um trabalho conjunto com os servidores da Vara do Trabalho, no que tange ao planejamento e tabulação da pauta de audiências. Para colocar em prática o plano audacioso, o juiz abdicou de participar do XX Encontro Institucional de Magistrados, que acontecia naquela semana em Cacoal (RO).

Segundo Barneze, os acordos realizados na 1ª Vara abrem canais convergentes para que a 2ª Vara do Trabalho de Ji-Paraná (RO) também solucione os processos semelhantes que tramitam por lá e que envolvem as mesmas partes.

O Presidente da UGT, Francisco Lima, afirmou que é gratificante quando as partes envolvidas, usando do bom senso, sentam-se à mesa de negociação em busca de uma solução para as pendências e, sobretudo, levando em conta que os trabalhadores precisam ser tratados com o respeito que merecem. “Ficamos muito felizes por mais esta conquista dos filiados ao SINTRA-INTRA, entidade que, orgulhosamente, faz parte de nossa UGT”, concluiu.

Fonte: Estadão

Categorizado em: Geral,