1º Encontro Sobre Sindicalismo Jovem Cone Sul

11/11/2015

Foram três dias de debate e troca de experiências entre jovens de diferentes sindicatos. O 1º Encontro Sobre Sindicalismo Jovem Cone Sul aconteceu na sede da Fetiesc, em Itapema, SC.

Representantes brasileiros, argentinos e uruguaios do mundo sindical, falaram sobre as situações vividas nas sedes dos sindicatos e pelas categorias nas bases. O evento contou com a presença e palestra enriquecedora do Secretário de Divulgação e Comunicação da UGT-SC, Mário José de Souza Leal, que contou sua experiência sindical, desde a década de 70, e dos trabalhados realizados pela UGT em Santa Catarina na atualidade.

A diferença de idiomas não impediu que a riqueza de conteúdos tomasse grande proporção. Os palestrantes da Argentina e Uruguai também salientaram as lutas realizadas em prol dos trabalhadores e as dificuldades que encontram por resistência dos patronais.

Para motivar os participantes um momento lúdico envolveu os convidados. Roberto Montanha e sua equipe falaram sobre o dia a dia das pessoas nos diversos aspectos da rotina, de um jeito descontraído. Os resultados foram obtidos de maneira rápida e satisfatória e foram tema de debate e reflexão. Dentre as dinâmicas desenvolvidas alguns pontos necessários para o rendimento do trabalho foram levantados: união, solidariedade, paciência, cumplicidade.

Diante disso, um slogan para a juventude foi desenvolvido: “a união é a soma de tudo”. Os três dias foram de grande valia para os participantes, que voltam ao local de trabalho com a certeza de que trilham o caminho correto e com mais ânimo para continuar a batalha.

A conclusão é que os trabalhadores precisam de melhoria salarial e de benefícios, além do respeito com que devem ser tratados pelos superiores. Os sindicatos são o refúgio e a comissão de frente na guerra dos trabalhadores.

Fonte: SINTTEL-SC

Categorizado em: Geral,