Operários ganham carros zero km no Dia da Construção Pesada

11/11/2015

Isso vai ficar na história do sindicato. Obrigado. Esse sindicato é muito bom. Na verdade, eu não acreditava que poderia ganhar. Ganhei uma moto e é a primeira vez que eu trabalho em construção e já ganhei um prêmio bom.

Estes foram alguns dos depoimentos dos cerca de 18.000 operários e familiares que participaram da 9ª Confraternização da Pesada, festa promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias da Construção Pesada (Sitraicp) no Dia da Construção Pesada, em 19 de outubro.

De acordo com o presidente do Sitraicp e da União Geral dos Trabalhadores do Rio (UGT-RJ), Nilson Duarte Costa, o Dia da Construção Pesada foi uma conquista da categoria incluída na Convenção Coletiva. "A data é comemorada toda a terceira segunda-feira do mês de outubro, garantindo 100% de acréscimo para quem trabalhar nesse dia de feriado para a categoria", esclarece o presidente.

O encontro foi marcado por momentos de grande alegria e emoção proporcionados pelos sorteios de prêmios adquiridos pelo sindicato para sorteio entre os trabalhadores: carros zero km, motos, TVs, bicicletas eletrodomésticos, celulares e tablets, entre tantos outros.

Operário das obras do Túnel Cantagalo, pela empresa Odebrecht, Marco Antônio Gonçalves dos Santos foi um dos ganhadores dos três carros sorteados. Ao ter confirmado o número sorteado, ele chorou compulsivamente, dizendo que saiu de casa determinado a ganhar um carro, garantindo para a esposa que fazia aniversário naquela semana, que ganharia um carro para presenteá-la, já que ele não tem carteira de habilitação.

Esta foi a primeira vez que o Sitraicp conseguiu a liberação da Odebrecht, empresa que administra o Maracanã, para a realização da confraternização. "Eles entenderam que os trabalhadores que lá estiveram e ajudaram a construir o maracanã mereciam estar naquele espaço, naquele momento de festa", disse o presidente Nilson, concluindo: "agora é hora de continuar nossa luta, pois teremos duas assembleias em novembro: uma pra prestação de contas e outra para a definição da pauta de reivindicações para nossa data-base de 1º de fevereiro".

Categorizado em: UGT - Rio de Janeiro,