09/11/2015
A Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo realiza em novembro o 17º Encontro Paulista da Saúde e o 9º Encontro dos Advogados da Área da Saúde, em sua Colônia de Férias Firmo de Souza Godinho, em Praia Grande. Com o tema “Financiamento e gestão em saúde”, o evento acontece nos dias 11, 12, 13 e 14 de novembro e conta com uma programação bastante diversificada que será debatida por trabalhadores e sindicalistas.
De acordo com o presidente da Federação paulista da Saúde, Edison Laércio de Oliveira, num cenário político e social crítico como o que está vivendo o Brasil, com uma economia em crise que implicou inclusive no corte de recursos para a tão precária área da saúde, o governo precisa adotar novos critérios que priorizem a destinação de recursos públicos em atividades essenciais ao bem-estar da população. “Garantir mais recursos para saúde exige várias ações do Governo Federal, como garantir a aplicação de 10% das receitas correntes brutas da União para a saúde, como demanda o projeto original da Emenda Constitucional 29, e ações efetivas na melhoria da qualidade de gerenciamento dos recursos do setor”, diz Edison Laércio de Oliveira.
Aprofundar o estudo e as formas de garantir estes avanços são os objetivos do 17º Encontro Paulista da Saúde que acontece nos dias 11, 12, 13 e 14 de novembro de 2015. “Queremos dar nossa contribuição para o aprimoramento do atendimento em saúde no Brasil, mas criando uma sólida base que é representada pelos trabalhadores da saúde que precisam e devem ser respeitados e valorizados, pois são eles que sustentam a saúde da população. Esta é a nossa missão”, destaca Edison Oliveira.
Entre os palestrantes estão o Prof. Dr. Rubens Baptista Junior, consultor em Gestão Estratégica, Saúde, Educação e Comunicações;Teresa Amorim, fundadora e diretora geral do Instituto Carioca de Gestalt-Terapia e palestrante motivacional; Luiz Carlos Motta, presidente da Federação dos Empregados no Comércio do Estado São Paulo; Canindé Pegado, secretário-geral da União Geral dos Trabalhadores (UGT); Koshiro Otani, médico do trabalho; Robson Spinelli Gomes, diretor técnico da Fundacentro; Ronaldo Lira, procurador regional do Trabalho; Ademir Camilo (PROS), deputado federal; Neuriberg Dias, assessor parlamentar do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP); José Roberto Sodero Victório, advogado, pós-doutor em Bioética, Saúde, Direitos Humanos e Meio Ambiente pela Universidade de Salerno (Itália); e Luiz Fernando Rosa, economista, técnico do Dieese na Subseção da Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo.
Também estão convidados representantes das federações da Saúde do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e São Paulo e delegações de trabalhadores da saúde de Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Pará.
Programação:
Dia 11 - Abertura
19h30 - A influência da conjuntura política e econômica e sua repercussão na empregabilidade na área de saúde
Palestrante: Prof. Dr. Rubens Baptista Junior - consultor em Gestão Estratégica, Saúde, Educação e Comunicações; professor no MBA Executivo em Saúde da FGV e da Escola de Educação Permanente do HC FM-USP; médico especialista em Administração em Saúde pelo PROAHSA e em Medicina Preventiva e Social pela FM-USP; bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco - FD-USP e em Comunicação Social pela ECA-USP e jornalista.
22 horas - Coquetel de boas-vindas
Dia 12
8h30 - Como manter a motivação em tempos de crise
Palestrante: Teresa Amorim - fundadora e diretora geral do Instituto Carioca de Gestalt-Terapia, psicóloga e palestrante motivacional
10h15 - Coffee break
10h30 - Participação política da categoria da saúde nas esferas de poder de decisão no País
Palestrante: Luiz Carlos Motta – presidente da Federação dos Empregados no Comércio do Estado São Paulo
13 horas - Almoço
14h30 - Mesa de debates sobre a Organização e fortalecimento das instituições sindicais no cenário nacional
Convidados:
- Federações dos Trabalhadores da Saúde do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e São Paulo
- Delegações de trabalhadores da saúde de Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Pará
- Canindé Pegado - secretário-geral da União Geral dos Trabalhadores (UGT)
Dia 13
8h30 - Saúde e segurança no ambiente de trabalho
Palestrantes:
- Koshiro Otani - médico do trabalho
- Robson Spinelli Gomes - diretor técnico da Fundacentro
- Ronaldo Lira - procurador regional do Trabalho
10h30 - Coffee break
10h45
Tema: Ações políticas que garantam as aspirações dos profissionais da saúde no Brasil
- Reforma sindical
- Fim da terceirização na área da saúde
- Aprovação do salário profissional na área da saúde
- Aprovação da jornada de 30 horas
- Prorrogação da jornada em atividades insalubres (Portaria 702/2015)
Palestrantes:
- Ademir Camilo - deputado federal (PROS)
- Neuriberg Dias - assessor parlamentar do Departamento Intersindical de
Assessoria Parlamentar (DIAP)
13 horas - Almoço
14h30 - Negociação sindical em tempos de crise
Palestrantes:
- José Roberto Sodero Victório - advogado, pós-doutor em Bioética, Saúde, Direitos Humanos e Meio Ambiente pela Universidade de Salerno (Itália), especialista em Direito e Processo do Trabalho e conselheiro federal do Instituto Avançado de Pesquisas Educacionais (IAPE)
- Luiz Fernando Rosa - economista, técnico do Dieese na Subseção da Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo
- Balanço do Encontro Paulista da Saúde de 2014
- Aprovação da Carta de São Paulo
- Certificação e fotos das delegações
Dia 14
9º Encontro dos Advogados da Área da Saúde
8h30 - Projeto de renovação das negociações coletivas na área da saúde
- Unificação da data-base
- Pauta de Reivindicações unificada
12 horas - Almoço de encerramento
UGT - União Geral dos Trabalhadores