UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Comerciários de BH garante cumprimento de lei trabalhista


27/10/2015

O Sindicato dos Comerciários de BH e região metropolitana, entidade filiada à União Geral dos Trabalhadores, realizou uma ação em conjunto com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e garantiu o cumprimento dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras da rede Carrefour na capital.

 

Após essa ação, a empresa assinou um Termo de Compromisso assegurando que cumprirá a legislação sobre o dia de folga a cada seis dias trabalhados e também ajustará sua conduta sobre o trabalho e folgas nos domingos e feriados.

 

A empresa estava aplicando um entendimento de que a folga seria “uma por semana” e não um dia de folga para cada seis dias trabalhados. Dessa forma, alguns funcionários chegavam a trabalhar até 13 dias corridos antes de gozarem a folga.

 

A regra das folgas aos domingos e feriados também vinha sendo descumprida. Segundo a lei, a cada feriado trabalhado, o empregado tem direito a uma folga compensatória, mas a empresa vinha “jogando” a folga de seus empregados nos dias de feriado, assim não pagavam os encargos trabalhistas.

 

Os empregados da empresa também denunciaram o não cumprimento da folga adicional decorrente do trabalho após dois domingos consecutivos e das horas extras.

Após outra ação do Sindicato dos Comerciários de BH e região metropolitana, as empresas de supermercado e hipermercados ficaram obrigadas a fornecer a seus empregados, até o 5º dia útil do mês um relatório mensal das horas extras efetivamente realizadas no mês anterior.

 

Clique aqui e leia termo de compromisso

 


Categorizado em: Geral,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.