UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Festa dos comerciários leva mais de 10 mil pessoas ao Bancrevea


27/10/2015

Promoção da Federação dos Trabalhadores no Comércio e Serviço dos Estados do Pará e Amapá (FETRACOM-PA/AP), Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Supermercados, Mercadinhos, Minibox e Estabelecimentos de Gêneros e Produtos Alimentícios do Estado do Pará (SINTCVAPA), Sindicato dos Empregados no Comércio (SEC-Pará), Sindicatos de Cemitérios e Casas Funerárias do Estado do Pará (SINTACETA), Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Produtos Farmacêuticos (INTCVAFEP) e Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Ananindeua (SINTRACOM), foi realizada, nesta segunda-feira (26), na sede do Bancrevea, na Rodovia Mário Covas, em Ananindeua, na Grande Belém, a festa antecipada para o Recírio, alusiva ao Dia do Comerciário. O presidente da FETRACOM, sindicalista Zé Francisco, que também é presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT Pará), estima que o evento tenha reunido mais de dez mil trabalhadores com suas famílias.

 

“Trata-se de um evento tradicional, que foi feito para que o trabalhador possa se divertir com dignidade, levando sua família a participar de uma grande festa em sua homenagem, com direito a show com banda de renome, que, no caso, foi a Banda Cheiro Verde; música de aparelhagem famosa, que foi o Tok Som, mais o torneio de futebol, para quem gosta de esporte e o desfile das mulheres lindas de nosso comércio para escolha da Miss Comerciária”, disse Zé Francisco, segundo o qual, ele está muito satisfeito com o resultado, com a demanda e com o atendimento ao chamado que os comerciários fizeram, prestigiando a promoção.

 

Enquanto a festa se realizava, todos os sindicatos que defendem os interesses dos trabalhadores comerciários de Belém e zona metropolitana, estavam com um serviço de plantão extra para fiscalizar se havia algum estabelecimento comercial desobedecendo a ordem de fechamento no dia de ontem. Antonio Caetano de Souza, do SINTCVAPA, disse que nos supermercados não houve qualquer problema, e que todos amanheceram e anoiteceram de portas fechadas. A mesma coisa disseram Ivan Duarte, do SEC-Pará, Paulo Souza, do SINTCLOBE, Magno Natividade Pombo, do SINTCVAFEP e Jorge Soares, do SINTRACOM.

 

“Pode-se dizer que a festa foi um sucesso, e que só não estava lá o trabalhador que preferiu fazer outro programa, mas, o grande objetivo, de dar um dia de descanso para os empregados comerciários, isso foi feito”, disse Zé Francisco.

 

De acordo com o sindicalista presidente da FETRACOM-PA/AP, “a festa bombou, arrasou mesmo. E olhe que o Bancrevea é grande. Pois estava lotado de gente. Valeu a pena termo-nos esforçado para fazer um evento desta magnitude, porque os trabalhadores responderam, assim como respondem a quando das grandes mobilizações para cobrar seus direitos ou nas demais causas em que a Federação está à frente”, elogiou Zé Francisco.

 

O sindicalista diz que os comerciários do Pará ainda ganham muito pouco; mesmo assim, têm muito a comemorar, pois, aqui e na Grande Belém, o comércio fecha aos domingos a partir das 14h, “o que ainda dá um tempo para que o trabalhador se programe para um lazer com a família”. Outro ponto destacado por Zé Francisco se refere aos oito feriados não trabalhados, ao ticket-alimentação, fim do banco de horas, fim do acúmulo de função e outros benefícios que foram conseguidos depois de anos de lutas e que se mantém na atual convenção coletiva de trabalho. “Estamos no caminho certo e o trabalhador já provou mais uma vez que está unido e que ninguém vai explorar a categoria”, concluiu Zé.

 

 

SINTCLOBE comemora o Dia do Comerciário nos Estivadores

Os trabalhadores lojistas com centro comercial de Belém tiveram um dia diferenciado na segunda-feira do Recírio, ocasião da antecipação do feriado do Dia do Comerciário. Embalados ao som do Radical X2, eles participaram de grande promoção festiva na sede dos Estivadores do Pará, localizada na Rodovia Mário Covas, em Ananindeua, na Grande Belém, onde foi realizado, também, o Torneio Início do Campeonato de Futebol de Pelada do Sinticato dos Trabalhadores Lojistas do Município de Belém (SINTCLOBE).

 

“A nossa festa foi sucesso total. Todas as lojas, inclusive dos shopping-centers, fecharam as portas no dia de ontem”, afirmou Paulo Souza, presidente do SINTCLOBE. O sindicalista disse que a categoria é unida e que, em decorrência nos feriados, o comércio fecha mesmo as portas, salvo nos dias em que há acordo com o sindicato. Entretanto, garante, “todo mundo sai ganhando, afinal, só há acordo quando as duas partes se dão bem e, nesses casos, o sindicato tem estado atento. Por exemplo, ontem, nenhuma loja do comércio abriu as portas”, garantiu.

 

 

 


Categorizado em: Geral,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.