Bancários em greve: Adesões crescentes‏

15/10/2015

Na rede privada os comitês de esclarecimentos do Sindicato foram ampliados e chegaram nesta quarta-feira, 14, às cidades de Jussara, Itapuranga, Silvânia, Mara Rosa e Trindade. Em Goiânia várias agências localizadas no Setor Central e nos centros financeiros da Pça Tamandaré, Av. República do Líbano, Av. Anhanguera (Campinas), Av. 24 de outubro, Av. T-7 e Setor Sul estão com as presenças de comitês de esclarecimentos de nossa entidade sindical em suas portas. O BRB-Banco de Brasília também está paralisado. Na Caixa Econômica Federal, das 86 agências ligadas a SRSul 81 estão fechadas ou com atendimento precário. Das 62 ligadas a SRNorte 57 estão paralisadas ou funcionando precariamente. Todas as unidades ligadas a SRDF estão paradas. No Banco do Brasil a grande maioria de suas agências de Goiás está total ou parcialmente paralisada.

Retirada de avisos sobre a greve é ato antissindical

‪#‎OFuturoSeFazAgoraVamosALuta‬

Os gestores de agências, que também são bancários, ao conversarem com seus subordinados sobre a paralisação dos bancos devem ter muito cuidado para não extrapolarem e descumprir a lei de greve.

Irregularidade gravíssima que alguns gestores certamente por desinformação estão cometendo é a retirada dos avisos à sociedade e do processo de mobilização das fachadas das agências. Essa atitude é a nítida prática de ato antissindical e desrespeito às normas consolidadas, a lei de greve e a Constituição da República, que garante o exercício do livre arbítrio dos trabalhadores durante os movimentos reivindicatórios da categoria.

Bancários cobram reabertura das negociações

Membros da Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação - CEBNN/CONTEC estiveram na manhã desta quarta-feira (14/10), na sede da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), em São Paulo, para exigir formalmente a reabertura das negociações. Os representantes sindicais ratificaram aos bancos que as reivindicações da categoria bancária podem ser atendidas, em função dos altos lucros registrados pelas instituições financeiras.

A Fenaban recebeu o ofício e não se posicionou, permanecendo o silêncio. A orientação da Comissão Nacional é a continuidade da greve por tempo indeterminado, até que nova contraproposta seja apresentada.

“O objetivo da cobrança dos bancários é a demonstração de que a categoria, ao contrário dos bancos, sempre esteve e está aberta às negociações, desde que sejam respeitosas e que os bancos negociem seriamente e apresentem proposta capaz de repor a inflação do período de setembro/2014 a agosto passado (9,88%) mais ganho real”, afirma Sergio Luiz da Costa, presidente do Sindicato dos Bancários de Goiás e integrante da Comissão Bancária Nacional de Negociações.