Sindicato de SP relata ação sindical pelos comerciários do Walmart e Carrefour

07/10/2015

O diretor do Sincomerciários de São Paulo, Marinaldo Medeiros, esteve na Fecomerciários na segunda-feira, 5 de outubro, para relatar ao presidente Luiz Carlos Motta e dirigentes sobre a ação sindical realizada pelo Sindicato contra o Carrefour e Walmart. Ele falou sobre o acordo firmado na Superintendência Regional do Trabalho que garantiu os direitos dos comerciários destas empresas.

Marinaldo afirmou que o Sincomerciários de São Paulo fez pressão na gerência regional do Trabalho no Estado de São Paulo e, assim, mais de 8 mil comerciários do Carrefour tiveram seus direitos garantidos. A empresa assinou um termo de audiência que obriga a cumprir a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e conceder as folgas sem prejuízo ao Descanso Semanal Remunerado (DSR). O não cumprimento acarretará multa a favor do trabalhador.

Outro direito defendido pelo Sindicato foi a integração dos gerentes do Walmart ao controle de jornada, que passa a ser de 44 horas semanais. A partir de fevereiro do ano que vem, os comerciários usarão crachá para controle de ponto, dando fim ao excesso de jornada, como foi apurada pela entidade sindical. A empresa também assinou um termo de compromisso garantindo o registro e controle da jornada do comerciário. Cerca 300 gerentes serão beneficiados.

O diretor também apresentou folders produzidos pelo Sindicato que mostram os resultados da ação sindical que foram distribuídos aos comerciários.

Além do presidente Motta, participaram os dirigentes Jair Mafra (Mogi das Cruzes); José Carlos Pelegrini (Matão); Carlos Negrisoli (Botucatu); Marcelo Meira (Itapetininga); Jonathan Faleiros (Sertãozinho); Márcia Caldas Fernandes (São José do Rio Preto); Roberto Previde (Piracicaba); João Peres Fuentes (Bragança Paulista); Rosemeire Novaes (Registro); Paulo Jefferson Alves (Guaratinguetá); Milton de Araújo (Jundiaí); Luciano Alves Ribeiro (Itu); Mario Herrera (Marília); Arnaldo Biloti (Santos) e João Pereira de Brito (Sinprafarma São Paulo).