UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Contra demissões, trabalhadores fazem greve


02/10/2015

Trabalhadores que atuam no porto de Santos entraram em greve nesta quinta-feira (1º) e protestaram contra demissões feitas pela empresa EcoPorto, complexo portuário do grupo EcoRodovias.

 

Cerca de cem pessoas participaram das manifestações, convocadas pelo Sindicato dos Empregados Terrestres em Transportes Aquaviários e Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Settaport).

 

A companhia é responsável por cerca de 6% das movimentações de contêineres do porto. Em 2012, este percentual era de 16%.

 

Segundo Francisco Nogueira, presidente do sindicato, cerca de 210 trabalhadores foram demitidos entre os dias 29 e 30 de setembro.

 

Desde o início do ano, a empresa dispensou 400 funcionários de seu quadro de 1.200, conforme Nogueira.

 

Ele diz que os trabalhadores estão dispostos a fazer concessões para manter o emprego. A categoria aceita discutir, por exemplo, a adoção de férias coletivas ou reduções de salário.

 

Ele diz que 70% dos profissionais suspenderam as atividades nesta quinta-feira.

 

O Settaport representa cerca de 12 mil trabalhadores que atuam no porto, em ações realizadas em terra.

 

Em comunicado, o Ecoporto Santos informou que suas atividades "transcorrem normalmente, desde, aproximadamente, às 8h desta segunda-feira [28], sem impacto nas operações e sem haver, portanto, greve de funcionários".

 

Segundo o texto da nota, antes de decidir pelas demissões, a empresa avaliou alternativas para evitá-las. No entanto, "diante da redução de volume de atividades do terminal, porém, decidiu redimensionar o quadro de funcionários de operação portuária".

 

A EcoPorto afirma acreditar que "esse cenário atual é reversível e, por isso, dedica esforços para superar essa fase".

 

Fonte:Folha De S.Paulo

 


Categorizado em: Geral,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.