Dia 1º de Outubro: Dia do Idoso

01/10/2015

O Sindicato dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da União Geral dos Trabalhadores (SINDIAPI-UGT) parabeniza todos os idosos por este dia, que é, principalmente, um momento de reflexão sobre a luta em relação às questões relacionadas a manutenção e ampliação de direitos, a melhoria na qualidade de vida, a segurança, entre outros, assim como especifica a resolução 46/91 da Organização das Nações Unidas (ONU), que trata dos direitos dos idosos.

Contudo, segundo Natal Leo, presidente nacional do SINDIAPI-UGT, o Brasil precisa melhorar o tratamento que é dado aos idosos do País. Nesse anseio, a UGT, por meio do seu Sindicato dos Aposentados, é protagonista na defesa do envelhecimento ativo das pessoas e essa luta é o que antecede o avanço da resolução da 46/91 da ONU.

As prerrogativas defendidas pelo SINDIAPI-UGT junto ao Governo Federal são: Se for aposentado garantir a equivalência financeira dos benefícios, ampliar a proteção social, ser valorizado na busca de qualidade de vida, manter e ampliar o kit de remédio gratuito, regulamentar e atualizar o Estatuto do Idoso e controlar a sua aplicação, fortalecer o diálogo com as todas as  esferas de governo, propiciar através do poder público, Saúde de qualidade e lazer e turismo

Resolução 46/91

ONU aprovou a Resolução 46/91, que trata dos direitos dos idosos. Os princípios dessa resolução norteiam as discussões contemporâneas sobre a situação do idoso. Entre esses princípios, estão os da “Autorrealização” e da “dignidade”, cujos pontos são:

Autorrealização:

Aproveitar as oportunidades para o total desenvolvimento das suas potencialidades;

Ter acesso aos recursos educacionais, culturais, espirituais e de lazer da sociedade;

Dignidade:

Poder viver com dignidade e segurança, sem ser objeto de exploração e maus-tratos físico ou mentais;

Ser tratado com justiça, independentemente da idade, sexo, raça, etnia, deficiências, condições econômicas ou outros fatores.

Além desses princípios, a ONU ainda deu destaque às questões da assistência aos idosos e de sua integração e participação na sociedade, bem como da independência que lhes é inerente e que deve ser-lhes garantida em direitos como: oportunidade de trabalho, lazer, determinar em que momento deve afastar-se do mercado de trabalho, poder viver em ambientes seguros etc.

Categorizado em: Geral,