22/09/2015
Na manhã desta terça-feira (22) o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil (STICC) anunciou a filiação à União Geral de Trabalhadores (UGT). O evento contou com a presença do Presidente do STICC, Gelson Santana, o Presidente Nacional da UGT, Ricardo Patah, o Secretário de Relações Institucionais da UGT, Miguel Salaberry, o Vice-presidente nacional da UGT e Presidente da FEMACO (Federação dos Trabalhadores em Serviços de Asseio e Conservação Ambiental, Urbana e Áreas Verdes de SP), Roberto Santiago e o Presidente Estadual da UGT, Paulo Barck.
Para o presidente do STICC, a filiação à central sindical foi uma ação natural para o sindicato, pelo alcance e atuação no país. “Estamos fazendo uma revolução dentro do movimento sindical, com as alterações no estatuto e o cuidado com os trabalhadores migrantes. E encontramos na UGT a casa para fazer isso acontecer no Brasil inteiro”, revelou.
Já o presidente nacional da UGT, Ricardo Patah, acredita que a entrada do STICC na UGT representa uma conquista estratégica para a central. “Para nós, ter o sindicato dos trabalhadores da Construção Civil como nosso parceiro, no Rio grande do Sul e no Brasil, aumenta a nossa qualidade como central cidadã”.
Vale destacar que a UGT é a terceira maior central sindical do país, com mais de 1300 sindicatos filiados e representa mais de 10 milhões de trabalhadores. Já o STICC representa mais de 140 mil trabalhadores, em 25 cidades da Região Metropolitana. Além disso, o sindicato possui três subsedes (Canoas, Guaíba e Gravataí).
fotos: Jefferson Bernardes
UGT - União Geral dos Trabalhadores