18/09/2015
O presidente da Universidade dos Trabalhadores da América Latina - UTAL, Mariano Mena, foi recebido na manha desta sexta-feira, dia 18, pelo presidente nacional da UGT, Ricardo Patah. Também participaram do encontro, o Secretário Geral da UGT, Canindé Pegado e Antônio Carlos Duarte , presidente do Ipros-UGT. Durante o encontro os dirigentes manifestaram a importância da continuidade da parceria no desenvolvimento de programas de formação e capacitação dos trabalhadores.
Há três anos a UGT em conjunto com a UTAL e outras entidades vem desenvolvendo três programas de formação, que abrangem os seguintes países do cone-sul: Brasil, Argentina, Paraguai e Chile:
Formação de Formadores nacionais
Liderança e Condução Global
Ampliação da Equipe de Formadores da UTAL
A conclusão destes programas será finalizada agora em seminário que está sendo realizado na cidade de Nazaré Paulista, desde o dia 13 de setembro, com encerramento previsto para sábado, dia 19.
Parceiros
Segundo Paulo Roberto do Nascimento, Coordenador de Formação do IPROS-UGT , a parceria entre a UGT e UTAL é uma parceira histórica com origem desde a fundação da central. O presidente Ricardo Patah destacou a importância dessa parceira, lembrando que o trabalho de formação e qualificação dos dirigentes sindicais e acima de tudo dos trabalhadores, é uma das principais bandeiras da UGT, que vê nestas atividades um grande potencial inclusivo.
Para o presidente da UTAL, Mariano Mena, a UGT tem sido um parceiro fundamental nesse processo de formação de formadores. Nessa etapa de formação que se encerra amanhã, a UGT foi a entidade com maior número de participantes. “Esse processo permitira que a organização tenha um corpo de dirigentes que possam atuar em áreas especificas. Com companheiros e companheiras que tenham condições de assumir capacidades políticas com consciência e compromisso do que se fazer”, afirmou Mariano Mena.
Imprensa UGT
UGT - União Geral dos Trabalhadores