UGT e CONTEC reúnem-se com governador Beto Richa

15/09/2015

Dirigentes da UGT, da CONTEC - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Crédito e da FEEB -  Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos Bancários do Paraná (ambos filiados à UGT), reuniram-se com o governador do estado do Paraná, Beto Richa.

A reunião aconteceu na segunda-feira(15/9), em Curitiba, e teve como pauta a preservação dos empregos no banco HSBC vendido recentemente ao Bradesco.

Os sindicalistas demonstraram a preocupação da categoria, pois somente na base de operações do banco, em Curitiba, são 5.500 empregos, num total de mais de 7.500 postos de trabalho em todo o estado do Paraná.

O presidente da Contec, Lourenço do Prado, que também é secretário nacional de Relações Internacionais da UGT, falou ao governador das inúmeras demissões que acontecem no setor durante as fusões e aquisições: "neste momento de crise econômica que passa o nosso país, será um desastre mais demissões em nosso setor", disse Lourenço.

Já o presidente da Feeb/PR, Gladir Basso, explicou que os trabalhadores do HSBC, principalmente os representados por meio dos sindicatos filiados à Feeb e UGT, têm procurado as entidades sindicais preocupados com as possíveis demissões em massa. "Precisamos do apoio dos parlamentares e do governo do Estado para que intercedam junto a atual direção do Bradesco e preservem os empregos e os direitos dos trabalhadores" destacou Gladir.

O governador Beto Richa falou aos presentes que já esteve em São Paulo reunido com toda a direção do Bradesco e segundo foi repassado pelo atual presidente, Luiz Carlos Trabuco, os ajustes serão o mínimo possível, além da disposição em manter a atual base de operações do HSBC, em Curitiba. "Podem ter a certeza de que não mediremos esforços para mantermos todos esses empregos em nosso estado e a UGT será nossa parceira nessa tarefa", disse Richa.

O presidente nacional da UGT, Ricardo Patah, agradeceu a atenção e a disposição do governador em atender aos pleitos dos bancários e lembrou que a UGT é a maior central sindical na área de comércio e serviços do país. Patah pediu para que o governador verificasse a possibilidade de ser agendada uma nova reunião com a direção do banco para que os dirigentes bancários da UGT possam levar uma pauta de reivindicações, principalmente em relação a manutenção dos postos de trabalho.

O governador se prontificou em contatar novamente a direção do Bradesco e manterá a UGT, a Contec e a Feeb/PR informadas sobre os procedimentos e a agenda visando defender os bancários do HSBC.

Participaram da audiência, o presidente da UGT-PARANÁ, Paulo Rossi, o presidente da UGT-SC, Waldemar Schultz (Mazinho); o vice-presidente da Fecep e da UGT-PARANÁ, Leocides Fornazza (Léo); a secretária geral da UGT-PARANÁ, Iara Freire; o Superintendente da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Paraná, Jorge Leonel de Souza e o Chefe da Casa Civil do governo do Paraná, Eduardo Sciarra.