10/09/2015
A questão dos trabalhadores imigrantes foi o tema que abriu na manhã desta quinta-feira, dia 10, o segundo dia da reunião da Direção da Executiva Nacional da UGT. O assunto foi apresentado pelo sindicalista Gelson Santana, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Porto Alegre – STICC, entidade que tem se destacado pelas ações em defesa dos trabalhadores imigrantes, em especial os oriundos do Haiti.
Entre as ações adotadas pelo STICC, está a adoção de aulas de português para os haitianos, tradução do contrato coletivo de trabalho para o francês (idioma predominante no Haiti)e destinação de recursos para o sindicato dos trabalhadores no Haiti. “Seis meses do recolhimento dos trabalhadores haitianos daqui, são destinados ao Sindicato do Haiti”, explicou Gelson Santana, que visitou o pais e constatou as precárias condições encontradas pelos trabalhadores naquele país.
O STICC
Com mais de 70 anos, o STICC que chegou a sofrer intervenção do Ministério do Trabalho, vem passando nos últimos anos, sob a presidência de Gelson Santana, por um grande trabalho de reestruturação, adotando como conceito a prática de um sindicalismo cidadão. As mudanças vem sendo implementadas com apoio do consultor Gil Kurtz (Vossa Comunicação) que desenvolveu um plano de reposicionamento do sindicato. Através de pesquisas junto a trabalhadores e também com formadores de opinião, foram estabelecidas novas diretrizes de atuação do sindicato, baseadas em cinco eixos: Sustentabilidade ambiental, valorização profissional, político, social e comunicação institucional.
Joacir Gonçalves - Imprensa UGT
UGT - União Geral dos Trabalhadores