31/08/2015
O presidente da União Geral dos Trabalhadores do Rio de Janeiro (UGT-RJ), Nilson Duarte Costa, recepcionou, nesta sexta-feira, 28, uma delegação de sindicalistas mexicanos, representantes do sindicato de servidores públicos daquele país.
Com uma agenda extensa no estado, que se encerra no dia 3 de setembro, os sindicalistas foram recebidos, pela manhã, no Palácio Guanabara, pelo secretário de Trabalho e Renda, deputado federal Arolde de Oliveira. Representando o governador Luiz Fernando Pezão, ele explicou para os mexicanos como funciona a Secretaria, falou sobre o Sine (Sistema Nacional de Emprego), Seguro Desemprego, sustentabilidade e sobre capacitação profissional para a garantia da empregabilidade.
Atentos e visivelmente envolvidos com o momento de troca de experiências, os mexicanos falaram sobre saúde, sobre a importância do lazer para classe trabalhadora, o aumento da participação feminina no movimento sindical e convidaram o secretário e o governador Pezão para a inauguração do hotel do servidor, no México, em outubro.
A alguns meses das Olimpíadas de 2016, Nilson Duarte Costa, presidente da UGT e do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada (Sitraicp) - onde o grupo foi recebido à tarde - traçou um panorama sobre a situação dos trabalhadores brasileiros nas grandes obras e, principalmente, da grande preocupação com o desemprego frente ao atual quadro político e econômico pelo qual passa o país.
"Somente neste primeiro semestre de 2015, registramos 4.500 demissões de trabalhadores", declarou ele, despertando a atenção dos sindicalistas no tocante ao recebimento do seguro desemprego que, com as novas regras, deixa de beneficiar os trabalhadores com menos de um ano de trabalho com carteira assinada.
O encontro faz parte de um intercâmbio entre a UGT, o Instituto de Promoção Social (Ipros) e lideranças sindicais do México, Caribe e outros países da América Latina. O grupo chegou ao Rio acompanhado de ugetistas na UGT nacional (Sidnei de Paula Corral e Isabel Kausz dos Reis, secretário e adjunta de Relações Internacionais das Américas, respectivamente). Também participaram da agenda os ugetistas Nilton Rocha, secretário para Assuntos Institucionais e Políticos; e Cláudio Rocha, secretário Jurídico.
Por Luiza Felix (Comunicação UGT-RJ)
UGT - União Geral dos Trabalhadores