UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Sérvia recebe até 8 mil imigrantes em 48h


24/08/2015

Milhares de imigrantes, principalmente refugiados sírios, atravessavam neste domingo (23) a Macedônia a caminho da Europa ocidental.

 

De 6.000 a 8.000 pessoas entraram no país ao longo do fim de semana, de acordo com informações da Cruz Vermelha local, e cruzaram o território em direção à Sérvia para chegar a países da União Europeia.

 

O fluxo ocorre depois de a Macedônia desistir de conter o fluxo à força.

 

Na sexta-feira (21), policiais usaram bombas de efeito moral e golpes de cassetete na tentativa de impedir que imigrantes vindos da Grécia cruzassem a fronteira.

 

No sábado (22), porém, milhares conseguiram romper a barreira.

 

Depois dos dias de distúrbios causados pelo fechamento da fronteira ao sul, a Macedônia preparou ônibus e trens para levar os imigrantes ao norte. A maioria das pessoas se dirigiu à Sérvia, onde há um acampamento organizado pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) na aldeia de Miratovac, próxima a Presevo, onde comida e água foram distribuídos.

 

Lá, 7.000 imigrantes esperam para seguir viagem legalmente através da Sérvia, cruzando a pé para a Hungria. Neste domingo (23), eles receberam a visita do ministro da Defesa da Sérvia, Bratislav Gasic, que previu que a movimentação continuará nos próximos dias.

 

"Fomos obrigados a criar em Miratovac um novo centro de recepção de refugiados, além do de Presevo. Estimamos que nos próximos dias os refugiados cheguem com igual intensidade."

 

O trecho é apenas uma parte da jornada dos refugiados, que percorrem o chamado corredor báltico da Turquia através da Grécia, Macedônia e Hungria –a porta de entrada para a União Europeia.

 

O fluxo vem sendo intenso. A Grécia transportou de barco refugiados das ilhas lotadas para o continente. Cerca de 50 mil pessoas (um número recorde) chegaram ao território grego pelo mar da Turquia só em julho.

 

Mas, segundo a imprensa local, com a liberação da entrada na Macedônia e Sérvia, as cidades de Bogorodica e Gevgelija, na fronteira sul da Macedônia, já não têm uma grande aglomeração de refugiados, como ocorria nos últimos dias.

 

"A imensa maioria desses imigrantes tem a intenção de só passar pela Sérvia. Seus destinos são a Alemanha e a Suécia, onde eles já têm suas comunidades, parentes e amigos", disse a porta-voz da Acnur, Mirjana Milenkovski.

 

Parte do trajeto, a Hungria anunciou, no entanto, a construção de um muro com quatro metros de altura e 175 quilômetros de comprimento, ao longo da fronteira com a Sérvia, justamente para tentar impedir a passagem dos imigrantes.

 

RESGATE NA ITÁLIA

 

A Marinha italiana resgatou, com auxílio de barcos da Irlanda, da Noruega e do Reino Unido, cerca de 4.400 imigrantes nas águas da costa da Líbia neste sábado (22) e domingo (23) após receber pedidos de ajuda de 22 embarcações, em uma das maiores operações multinacionais de fluxo migratório até agora.

 

Os imigrantes viajavam a bordo de 16 lanchas e sete barcaças à deriva no canal da Sicília, que separa o norte da África da Itália, e chegarão nos próximos dias a portos italianos, informou a Guarda Costeira do país.

 

Fonte:Folha De S.Paulo


Categorizado em: Geral,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.