UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Primeiro-ministro grego deve renunciar hoje; nova eleição seria em setembro


20/08/2015

O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, entregará seu pedido de renúncia ao presidente grego, Prokopis Pavlopoulos, nesta quinta-feira, 20, abrindo espaço para que novas eleições ocorram em 20 de setembro, diz fonte oficial do governo. 

 

Tspiras, eleito em janeiro, fará um pronunciamento sobre sua renúncia na rede de televisão estatal nesta quinta-feira.

 

O primeiro-ministro grego perdeu maioria no parlamento depois que os membros mais radicais do seu partido - Syriza - se opuseram ao acordo da Grécia com credores internacionais.  

 

Já se esperava que o premiê convocasse eleições antecipadas em algum momento no outono depois de desgastantes sete meses no cargo, quando a Grécia esteve à beira do colapso e de deixar a zona do euro e se viu forçada a fechar seus bancos por três semanas para sobreviver à batalha com os credores estrangeiros.

 

Após a renúncia, Tsipras pretende se candidatar nas próximas eleições, com objetivo de obter um mandato com mais apoio parlamentar e, desta forma, implementar o acordo. Por enquanto, pesquisas de opinião sugerem que Tsipras está bem posicionado para ganhar mais um mandato como primeiro-ministro, embora ele possa precisar de parceiros de coalizão.

 

A decisão final sobre a data das novas eleições está com o presidente Pavlopoulos. O governo deve anunciar as suas intenções nesta noite.

 

Fonte: Estadão


Categorizado em: Geral,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.