14/08/2015
A Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL), entidade filiada a União Geral dos Trabalhadores (UGT), por meio de seu Comitê de Formação promove, nos dia 20 e 21 de agosto, no Quality Hotel João Pessoa, Paraíba, o fórum de formação voltado para temas que abordem o universo do Sindicalismo, Política e Cidadania.
A escolha dos temas e debates que pautarão a realização desse curso oferecido pela CNPL tem a ver com o momento que travessa o Brasil, sob qualquer ponto de vista que venha a ser observado.
As carências são tão profundas e as urgências são tamanhas, que no entendimento da entidade, formar novas lideranças sindicais é uma tarefa inadiável e indelegável, mas sem esquecer também do processo permanente de qualificar, capacitar e atualizar os atuais dirigentes sindicais das profissões liberais, para que estes disponham de novas ferramentas que os auxiliem na difícil tarefa de bem representar o trabalhador com eficiência, transparência e dignidade.
“O movimento sindical como um todo, em sua busca pela retomada do protagonismo político e social que lhe é de direito, não pode, em hipótese alguma, descuidar da tarefa diuturna de formar quadros que autentiquem a força e a responsabilidades das classes trabalhadoras com o desenvolvimento do Brasil”, reforça Carlos Alberto Schmitt de Azevedo, presidente da CNPL.
Assim, com o intuito de instrumentalizar o dirigente sindical das profissões liberais, o curso Sindicalismo, Política e Cidadania oferecerá dois dias de uma grade curricular bastante intensa, variada e consistente.
No dia 20/8, após a abertura do evento, que será realizada pelo presidente da CNPL, que falará sobre a entidade, sua atuação e seus posicionamentos políticos, começa o primeiro painel, “A história dos movimentos sociais e o sindicalismo brasileiro na atualidade – conquistas e desafios”, ministrado pelo escritor e Secretário de Educação da CNTI, José Reginaldo Inácio.
Em seguida, é a vez do professor do Núcleo de Análise Econômica da UFRGS, Flávio Fligenspan apresentar sua palestra tratando dos “Desafios e perspectivas, no curto e médio prazo, para a economia brasileira”, tema de extremo interesse e atualidade não só para o movimento sindical.
Na sequência será apresentado o painel “A CNPL e a visão do sindicalismo global”, por Luís Eduardo Gautério Gallo, ex-presidente da entidade e seu atual Assessor Internacional, que contextualizará os aspectos internacionalizantes do movimento sindical, bem como da inserção da CNPL nas questões das políticas de trabalho em escala mundial.
Sindicalismo em movimento e transformação
O primeiro painel do segundo dia (21/8) será apresentado pela consultora Zilmara Alencar, especialista em relações de trabalho e assessora Jurídica e Sindical da CNPL, que debaterá o tema “As entidades sindicais e as transformações no mundo do trabalho”, onde a tônica é o repensar do movimento sindical e a retomada do protagonismo social e político.
Reforçando a visão e o entendimento da importância da atuação independente movimento sindical, o Assessor Parlamentar da CNPL e do DIAP, André Santos, aborda as questões de posicionamento político das entidades sindicais dentro do painel “Análise de Conjuntura/ Ambiente político/ Quem é quem no processo decisório?”.
Por fim, encerrando o curso de formação sindical, o jornalista e Assessor de Imprensa da CNPL, Rogério Sampaio, discorre sobre “Jornalismo e Comunicação Sindical”, palestra direcionada para mostrar ao dirigente sindical a importância estratégica de uma boa comunicação institucional calcada em modelos profissionais.
Para mais informações www.cnpl.org.br/cursos , ou pelo telefone 0800-979 9222 .
UGT - União Geral dos Trabalhadores