28/07/2015
Com palavras de ordem como “Ô abre alas que eu quero passar. Sou mulher negra e não posso negar” e “A nossa luta é todo dia. A mulher negra não é mercadoria”, a Marcha das Mulheres Negras - Contra o Racismo e a Violência e Pelo Bem Viver, realizada no domingo, 26, na Orla de Copacabana, reuniu centenas de militantes dos movimentos sociais, chamando a atenção da população para as lutas e reivindicações das mulheres negras.
“Estamos em marcha pelo fim do feminicídio, contra o preconceito, a homofobia, a intolerância e todas as formas de violência contra a mulher”, diziam elas com a intenção, ainda, de promover maior mobilização para a grande marcha nacional programada para o dia 18 de novembro, em Brasília.
Representada pelas secretárias da Mulher, Fátima dos Santos; da Diversidade Humana, Ana Cristina dos Santos Duarte; e de Organização e Políticas Sindicais, Clátia Regina Vieira, a União Geral dos Trabalhadores do Rio de Janeiro (UGT-RJ) marcou presença com dezenas de ugetistas.
Também prestigiaram da manifestação, os seguintes dirigentes ugetistas: os secretários de Saúde e Segurança do Trabalho, Olímpio Barroso; do Meio Ambiente, Gilberto Cesar Alencar; do Setor Informal e Autônomo, Edna Santos Melo; e de Políticas Sociais, Marcia Cristina de Lima.
Fonte: UGT Rio de Janeiro
UGT - União Geral dos Trabalhadores