UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Dez anos depois, família de Jean Charles cobra punição


23/07/2015

 

Pouco depois das 10h (6h em Brasília) desta quarta-feira (22), familiares e amigos do brasileiro Jean Charles de Menezes relembraram em Londres sua morte, ocorrida há dez anos, e cobraram punição dos envolvidos na operação policial que o confundiu com um terrorista.

 

No dia 22 de julho de 2005, neste mesmo horário, Jean, então com 27 anos, foi alvejado com sete tiros na cabeça em um vagão na estação de metrô de Stockwell. A Scotland Yard, polícia metropolitana de Londres, foi considerada culpada pelos erros na ação, mas até hoje ninguém foi criminalmente punido pelo episódio.

 

Com flores, velas e um minuto de silêncio, um grupo de dez pessoas próximas a Jean, sob olhar de curiosos e de jornalistas brasileiros e britânicos, o homenageou em frente ao memorial inaugurado em 2010 na estação.

 

"Há dez anos, meu primo veio até aqui e foi morto. É inacreditável pensar no que ocorreu; ele era um inocente querendo ajudar sua família. Queremos a punição dos responsáveis pela operação", disse Vivian Menezes Figueiredo, 34, prima de Jean e que vive em Londres desde a época de sua morte.

 

No mês passado, a família de Jean entrou com uma ação na Corte Europeia de Direitos Humanos buscando responsabilizar os envolvidos.

 

A polícia alegou acreditar que Jean Charles fosse Osman Hussain, suspeito de tentar, sem sucesso, um ataque terrorista no dia 21 de julho, numa ação ligada aos atentados de 7 de julho daquele ano, que deixaram 52 mortos.

 

Segundo a polícia, Hussain vivia no apartamento 21 da Scotia Road, no bairro de Tulse Hill. Jean morava no 17.

 

A Scotland Yard foi considerada culpada pela Justiça em 2007 pelos erros na operação e teve de pagar multa de £ 175 mil. Em 2009, chegou a um acordo de indenização com os pais do brasileiro em torno de £ 100 mil, cerca de R$ 286 mil na época.

 

Fonte:Folha De S.Paulo




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.