UGT-AP participa de evento que antecede 3ª Conferência Nacional de Juventude

17/07/2015

A União Geral dos Trabalhadores no estado do Amapá (UGT-AP) participou, juntamente com representantes de outras entidades sindicais e com  de movimentos sociais, de um encontro, realizado, no dia 06 de julho, no museu Sacaca, zona sul de Macapá, para a construção da Comissão Organizadora do Estado (COE).

A COE será responsável por coordenar a Conferência Estadual de Juventude e formatar as demandas que serão levantadas e apresentadas durante a 3ª Conferência Nacional.

A equipe será composta por 24 pessoas, sendo 12 representantes do poder público e 12 da sociedade civil, tendo da UGT-AP Bruna Xavier, Ediney Pires e Márcia Renata, respectivamente, secretários de Juventude, de meio Ambiente e Comunicação e Divulgação e a indígena  Merlani Tiriyo e as e representantes  afrodescendentes

Mayara Silva e Clara Azevedo, respectivamente titular e suplente. Evento em que Ediney foi eleito suplente da pasta do trabalhador na comissão.

A conferência

Com o tema "As várias formas de mudar o Brasil", a 3ª Conferência Nacional de Juventude, ocorrerá em outubro, em Brasília e tem por objetivo a ampliação da participação da juventude e o reconhecimento da diversidade do segmento. É também um espaço político para a juventude buscar seus direitos e lutar contra o preconceito. Além das conferências municipais e estaduais, o evento contará também com uma etapa digital, onde jovens de todo o país poderão participar das discussões e sugerir projetos para a juventude.

A primeira edição do evento foi realizada em 2008 e a segunda em 2011, tendo como resultado dos debates a aprovação do Estatuto e a PEC da Juventude. No Amapá, a primeira conferência Estadual foi realizada em 2008, no segundo mandato do governador Waldez Góes. Na ocasião, os pedidos do setor Juventude resultaram na implementação de políticas públicas, no Amapá, e no programa Amapá Jovem. Nos últimos quatro anos, houve uma regressão de segmento, que agora busca avançar, novamente, reduzindo os índices de jovens no mundo do crime e o aumento de jovens empreendedores.

Categorizado em: UGT - Amapá,