12 DE JUNHO: Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

12/06/2015

O combate ao trabalho infantil é uma bandeira da CONTEC. Por isso, durante todo o mês de junho, o edifício sede da entidade ficará iluminado de vermelho como forma de alertar e sensibilizar contra essa péssima prática, que acomete crianças não só no Brasil, mas em todo o planeta.

Hoje, dia 12 de junho, Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, várias entidades organizam mobilizações e atos em todo o Brasil. Em Brasília, a diretoria da CONTEC participará de várias atividades na Câmara Legislativa e Congresso Nacional.

Centenas de milhões de crianças estão nesse exato momento trabalhando, e não estão usufruindo de seus direitos à educação, saúde e lazer. No Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil se relembra que esses direitos estão sendo negligenciados no Brasil e no mundo. Por isso, é fundamental buscar o apoio de governos, empresas e sociedade em geral nessa importante campanha contra o trabalho infantil.

ORIGEM DA DATA

A data foi criada em 2002 pela Organização das Nações Unidas. No Brasil, o 12 de junho foi escolhido como Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil pela Lei Nº 11.542/2007. Nesse ano, campanha no Brasil tem como tema “Não ao Trabalho Infantil e Sim à Educação de Qualidade” e como símbolo o cata-vento.

O cata-vento de cinco pontas coloridas (azul, vermelha, verde, amarela e laranja) é o ícone da luta contra o trabalho infantil no Brasil e no mundo. Este símbolo tem um sentido lúdico e expressa a alegria que deve estar presente na vida das crianças e adolescentes. Representa ainda movimento, sinergia e a realização de ações permanentes para a prevenção e a erradicação do trabalho infantil.

Categorizado em: Geral,