UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Negros são a maioria entre estagiários dos Jogos Olímpicos Rio 2016


10/06/2015

Ao todo, 58% dos estagiários escolhidos são negros, resultado de políticas de ação afirmativa utilizadas pelo comitê organizador

 

O comitê organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016 divulgou nesta semana que os negros são maioria entre os estagiários escolhidos para trabalhar no evento. São 116 negros, de um total de 200 estagiários, o que representa 58%.

 

Para o especialista de diversidade e inclusão do comitê organizador, Alberto Pinto, o resultado é fruto de um trabalho focado para representar a diversidade do povo brasileiro e garantir a presença de negros no evento.

 

“Após a primeira etapa do programa percebemos que o número de negros não era satisfatório então investimos em políticas de ação afirmativa para aumentar esse dado e atingir o nosso objetivo, que é de retratar o Brasil com fidelidade a sua diversidade cultural”, explica Alberto.

 

As ações tiveram resultado. Na última seleção realizada, 35 dos 50 aprovados são negros, o que representa 70% do total. Ao todo foram quatro etapas, aumentando progressivamente a participação dos negros no programa. Além do diálogo com as universidades cariocas, Alberto explica que foi preciso um esforço com demais órgãos do governo federal – entre eles a Seppir – para alcançar os resultados.

 

“O processo de escolha dos estagiários virou um case nas escolas de administração, pois é raro um trabalho conseguir os resultados que conseguimos para os jogos olímpicos”, relata o organizador.




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.