28/05/2015
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Espírito Santo (OAB-ES) instalou na última quarta-feira (27) a Subcomissão Estadual da Verdade da Escravidão Negra nos mesmos moldes da Comissão Nacional criada pelo Conselho Federal. A cerimônia de posse ocorreu às 17 horas, na sede da Seccional. A Subcomissão será presidida pelo advogado José Roberto Andrade, que já preside a Comissão de Igualdade Racional, e a vice-presidente será a conselheira Patrícia Santos da Silveira.
A proposta de composição da Subcomissão foi apresentada ao presidente da Seccional, Homero Junger Mafra, por José Roberto de Andrade, acompanhado de advogados e membros do movimento negro. “O Conselho Federal instalou sua Comissão Nacional e determinou que as seccionais criassem as suas. A OAB-ES entende que o resgate histórico em todos os sentidos é fundamental. Se nós precisamos ainda resgatar a história da ditadura com muito mais razão, temos que resgatar a verdadeira história da escravidão, porque sobre a ditadura nós temos pelo menos, embora os arquivos nunca tenham sido efetivamente abertos, muita literatura. E o que temos sobre a escravidão? Muito pouco. Então, a Ordem vai instalar nos moldes da Nacional e dará o mais integral apoio à Comissão”, afirmou o presidente da Ordem, Homero Junger Mafra.
A UGT-ES está representada pelo seu secretário de Esporte e Cultura e presidente da Federação de Capoeiras do Espírito Santo (filiada à UGT-ES), Mestre Cabral, “expectativa é de muito trabalho. e esperamos produzir aqui no estado um trabalho que seja relevante para sociedade e desmistificar muito o que se encontra hoje em termos produzidos de história. Pretendemos fazer um resgate de documentos, que ainda não foram utilizados e trazer para os tempos atuais o quanto esse povo foi prejudicado e porque se justifica hoje as políticas tão criticadas de inclusão racial.”
Fonte: UGT ES
UGT - União Geral dos Trabalhadores